Michael Jackson é Branco ou Negro?

10 07 2009

Michael Negro Ou Branco?

Agrad. Rodrigo Resende.
Materia divulgada por email. 

michael

Michael Jackson dispensa apresentações. Desde muito jovem (5 anos) que Michael Jackson tem estado no centro das atenções a nível da música Pop internacional, primeiro nos Estados Unidos da América, e depois a nível mundial. Como grande fã que sempre fui deste gênio da musica e da dança, decidi escrever este artigo numa maneira de lhe prestar tributo.

Em tempos estava eu e uns amigos, durante um passeio amigável num parque, a debater sobre a aparência atual de Michael Jackson. Todos foram unânimes em afirmar que Michael Jackson ‘se estragou desde que mudou a cor da sua pele’. Uma minha amiga Polonesa ainda acrescentou: ‘Mas quase todos os negros que conheço inclusive você, são orgulhosos da sua cor e sentem-se bem assim, não entendo como é que um músico superdotado como Michael Jackson sentia vergonha de ser negro’.

Quando a minha amiga me disse isso confesso que me senti meio ‘ em baixo’. Afinal de contas a opinião geral é de que Michael Jackson rejeitou a sua própria cor de nascença. Isso para ser sincero me deixa mesmo envergonhado, porque a crença de que Michael Jackson tenha mudado de cor tem servido de pretexto para alguns grupos racistas concluírem que o ‘negro’ se envergonha da sua cor e que na realidade todos admiramos (ou até gostaríamos de ser como) os ‘brancos’.

Em África e em Angola em particular, a crença geral é a de que Michael Jackson tenha usado cosméticos (cremes) ou comprimidos para de maneira consciente mudar a cor da sua pele. Também é geral insistir-se na idéia de Michael Jackson ter-se transformado através de numerosas cirurgias plásticas. Diz-se que Michael já desde miúdo sonhava ser branco; que ele queria ter nascido branco. Mas me questiono sobre o porquê que a média internacional Ocidental quase nunca divulga o que o próprio Michael Jackson diz sobre o assunto. A primeira vez que Michael Jackson se pronunciou publicamente sobre a transformação da sua cor da pele foi em 1993 numa entrevista no programa da Oprah. Vi a entrevista há dias atrás num DVD que me tinha sido emprestado por um amigo que é super-fã do Michael e colecionar tudo sobre ele (CDs, DVDs, Revistas, Pôster, imagens, etc.). Este DVD serviu de base para a elaboração deste artigo. Abaixo, segue-se a tradução das partes mais importantes desta entrevista. Prestemos atenção ao que Michael Jackson diz á OPRAH sobre a transformação da cor da sua pele. m3 

A data: dia 10 de Fevereiro de 1993. Oprah Winfrey confronta Michael Jackson com perguntas específicas sobre a cor da sua pele:

Oprah: ‘Okay, vamos agora falar sobre o assunto que tem sido mais discutido sobre você que é a cor da tua pele. É mais do que evidente que a cor da tua pele está muito diferente de quando eras mais jovem e isso tem provocado uma série de especulações e controvérsia sobre o que possivelmente tenhas feito ou tens feito. Tens embranquecido a tua pele e é verdade que fazes isto porque não gostas de ser preto’?

Michael: ‘ Em primeiro lugar, pelo que sei não existe essa coisa de embranquecer [clarear a pele a ponto de torná-la branca] a pele. Eu nunca vi isso e nem sei o que isso é’.

[Oprah interrompe Michael e diz]:

Oprah: ‘ Eu me lembro que existe ai um produto descolorou, ainda me lembro quando crescia, ouvia constantemente, ‘usem descolorastes’ mas tinhas que ter cerca de 300.000 galões ‘.

Michael: ‘Okay, mas em primeiro lugar, o que acontece é isso. Eu tenho uma anomalia na pele que destrói a pigmentação da pele e isso é algo que eu não consigo evitar, não posso fazer nada. Mas me mágoa muito quando ouço que as pessoas dizem que eu não gosto de ser o que sou. Isso dói (…) já é algo de família, o meu pai diz que é da parte dele. É algo que eu não posso controlar nem entender (…) isso me deixa muito triste’.

[Michael fica visivelmente triste nesta parte].

‘ Não quero entrar em pormenores do meu histórico médico porque acho que isso é assunto pessoal’ continua Michael. ‘Mas o que acontece é isso’.

Oprah: ‘Então, Okay, eu só quero esclarecer bem isso: você não está tomando absolutamente nada para mudar a cor da tua pele… ‘

 [Michael interrompe e diz]:

Michael: ‘Oh Deus, claro que não, nós tentamos controlar isso [a doença] fazendo uso de maquiagem improvisada porque isso [a doença] deixa manchas na minha pele.. ‘

Mais tarde já lá pra o fim da entrevista, Michael Jackson diz cheio de convicção estas palavras que me encheram de orgulho e que eu decidi não traduzir porque acredito que todo leitor aqui vai compreender. Michael diz:

‘ I’m a black American, I am proud to be a black American, I am proud of my race. I am proud of who I am. I have a lot of pride and dignity’.

Quando eu vi Michael dizer estas últimas palavras eu disse pra mim mesmo: ‘Uau, eu sabia que não há preto neste mundo que não se sinta orgulhoso de o ser’. Apartir daquele momento, eu sabia que já tinha bases mais do que sólidas para confrontar qualquer um que usasse Michael Jackson como exemplo de que os pretos sentem vergonha ou não gostem da sua raça!

O mesmo amigo, que me emprestara o DVD da entrevista de Michael Jackson, mostrou-me também uma entrevista de Janet Jackson na revista USA TODAY, edição de 11 Outubro de 1995, em que ela se referia a entrevista de Michael Jackson concedida ao Show da OPRAH. Ela disse em parte: ‘As pessoas dizem: ‘olha ele está a tentar ser branco. Por favor!Por que que ele iria querer ser branco? Ele tem orgulho de ser um afro-americano’.

Vamos então supor mesmo que Michael Jackson disse a verdade. Que ele não fez nada para que tivesse a cor que tem hoje. E que ele sofre mesmo de uma doença da pele. Que doença seria essa capaz de transformar um homem negro em branco, ou pelo menos, fazê-lo parecer branco? E será que Michael Jackson é o único com esta doença? Ou será que existem outras pessoas neste mundo com a mesma doença? O que se segue poderá ser uma revelação surpreendente para muitos.  

Todos os médicos são unânimes em dizer que Michael Jackson sofre de uma doença bem real chamada Vitiligo. É uma grave disfunção das células da pele que provocam uma desordem bem visível na sua pigmentação. Qualquer um de nós poderá encontrar informações sobre o Vitiligo na Internet. O efeito desta doença, é que ela transforma partes da pele tornando-as mais claras em relação a outras, e em alguns casos (nos mais graves), a doença poderá atacar toda a pele da pessoa, num processo gradual que a vai tornando mais clara, ou seja, literalmente branca. Para ter uma idéia do que o Vitiligo é, observe atentamente as fotos que se seguem:

m4m6m7m8

Todas as pessoas nas fotografias acima padecem da doença clinicamente chamada de Vitiligo. Todos eles são ‘negros’ mas que gradualmente vão ficando brancos. São os efeitos desta doença!

Para tratar a Vitiligo, os médicos recomendam o uso de maquiagem para esconder as partes mais escuras ou acentuar as partes mais claras. Durante a entrevista de Michael no programa da OPRAH, Michael admitiu que também fizesse uso de maquiagens, mas o que muita gente se questiona é: ‘ Porquê que Michael não fez ou faz uso de cremes que lhe dessem uma tonalidade mais castanha ou mais escura da pele, preferindo em vez disso, usar maquiagens que lhe realçassem as partes mais claras, fazendo assim com que a sua pele toda se parecesse branca’?

O que muita gente não sabe é que Michael Jackson na verdade usava antes um tipo de maquiagem que cobria as partes claras da sua pele, fazendo-lhe parecer castanho, isso ainda nos primeiros estágios da doença. Mas a medida que a doença foi progredindo e se espalhando em todo corpo, é compreensível que já não fosse possível cobrir as partes claras, mas ao invés disso, optou-se exatamente por cobrir as partes mais escuras que lhe ficavam a parecer como manchas no corpo. Antes de concluir que se trata de invenção minha, fique sabendo que estas são palavras da própria Visagista de Michael Jackson, numa entrevista concedida em 2004.

Mas apesar das afirmações de Michael Jackson, Janet Jackson e outros membros da sua família, e até da sua própria visagista, muita gente ainda acredita que Michael Jackson na realidade não sofre de vitiligo, mas que usou creme ou tomou tabletes que lhe fizeram parecer branco. Há lógica nestas afirmações? Do ponto de vista médico-científico isto é impossível. Não há nenhum creme ou tablete neste mundo que possa tornar a cor de alguém num branco da cor de leite como Michael Jackson. Existem cremes ou tabletes que podem deixar a pele clara, mas não a tal ponto. Outra prova de que Michael Jackson não precisou mesmo usar produtos para alterar a cor da pele, tem haver com o fato dele não ser o único com esta doença. A evidencia mostra que o Vitiligo tem causado a descoloração da pele de muitas pessoas ao redor do mundo, fazendo com que um homem negro gradualmente se pareça branca, ou embranquecendo apenas partes do corpo da pessoa. Segundo a enciclopédia Virtual ‘Wikipédia’, existem só nos Estados unidos entre 1 a 2% de pessoas afetado com esta doença.

Segundo a revista holandesa ‘Gezondheid en Zorg’ (Saúde e cuidados), edição de Junho de 2006, pag. 12, ‘o vitiligo afeta 1 em cada 1000 pessoas em vários países do mundo, a maioria em proporções que quase não se notam e outras em proporções mais graves. Afeta de igual maneira pessoas de ambos os sexos, e de todas as raças [sendo mais visível nos da raça negra].. Ela [o vitiligo] pode começar em qualquer idade, embora a maioria das pessoas com Vitiligo comece a manifestá-la a partir dos 25 anos. Por causa da mudança da aparência muitos portadores de vitiligo são marginalizados pela sociedade e sofrem de stresse, depressão profunda, sentimentos de suicídio, isolamento social, frustração e outros distúrbios psicológicos’.  

Se Michael Jackson nunca mudou a cor da sua pele conforme se insiste em dizer, e se o próprio já o negou ter feito reiteradas vezes, porque razão os médias ocidentais ( suportados por muitos tablóides norte americanos e não só) insistem em se fazer passar pelos ‘Donos da verdade’ difundindo a idéia de que Michael Jackson tenha deliberadamente mudado de cor por ter vergonha de ser ‘negro’? Porque razão quase nunca se divulga a versão do próprio Michael Jackson sobre o assunto, uma vez que ele é o único que em última analise, poderá dizer a verdade por trás da mudança na cor da sua pele?

O próprio Michael Jackson admitiu numa conferência de imprensa em 2001 estar a ser vitima de uma conspiração bem montada para desacreditar-lhe. Mas antes de cada um de nós tirarmos as suas próprias conclusões, convém lembrar-nos de que:

– Não existe nenhum medicamento ou creme que do ponto de vista médico-científico possa alterar a pele de um ser humano, transformando-o de Preto para branco; que alguém me diga o nome do medicamento ou creme caso exista;

– A possibilidade de que Michael Jackson tenha feito operações plásticas para mudar a cor da pele, é muito remota. Tem sido questionada a eficácia deste tipo de operação. Além disso, é difícil acreditar que um homem negro, já milionário, tenha deliberadamente rejeitado a sua raça para que tivesse maior sucesso. É ilógica esta hipótese, uma vez que Michael não precisou ser branco para fabricar o álbum mais vendido do mundo (o Thriller);

– O próprio Michael Jackson admite que é negro (preto) com muito orgulho; admite que nunca fez nada que influísse direta ou indiretamente na mudança da sua cor. Retirou isto varias vezes. Por que que é difícil então lhe dar o beneficio da duvida?

– O vitiligo existe e é uma doença que transforma a pele da pessoa tornado-a gradualmente branca. O processo ocorre naturalmente, e pode se manifestar em partes do corpo, ou mesmo em todo corpo alterando por completo a aparência do individuo. Não existe outro fenômeno comprovado que possa transformar de maneira tão radical a cor da pele do ser humano;

– A única operação plástica feita e confirmada pelo próprio Michael foi ao seu nariz (diz-se também que Michael alterou o formato dos lábios e o queixo; aliás, é evidente) e o fez exageradamente. Mas Michael Jackson não é a única estrela internacional que faz operação plástica. A maioria das estrelas internacionais (indivíduos de pele branca) o faz. Um exemplo é o da cantora Cher;

Não guarde esta verdade só para si: Passe a mensagem!

Conclusão.

A Doença de Michael.

A entrevista.

Anúncios

Ações

Information

7 responses

17 07 2009
Rodrigo

Agradeço ao meu amigo Fernando, por postar essa reportagem muito interessante sobre a vida do Michael Jackson em seu blog. Aqueles que tiverem o interesse em ler, vai com certeza, tirar algumas dúvidas sobre as doenças e os boatos que estava entorno de Michael.

Fernando aquele abraço,

Rodrigo Resende

18 07 2009
helena

Eu agradeço pelo esclareicmento isso ajuda a certas pessoas que so consegue ver o lado ruin da vida , oque importa se michael jakson era preto ou branco , muitas dessas pessoas que so o ve o lado negativo nunca nos derao alegria e felicidade quando vimos ou escutamos michael que nos fazia esquecer por algum tempo nosso proplema , essas pessaos numca natorao que michael nunca mostrou o corpo ou sera que ele tinh aque ficar nu para provar que tinha vitiligo, e tambem nao e da conta de ninguem.

1 08 2009
Sofimayamo@hotmail.com

Obgrigada por todas palavras que demonstram cultura de sua parte. Eu ja imaginava que ele nao tivesse feito qualquer plastica para mudar de pele, mas so por gostar dele, e agora ta explicado. Vou passar a palavra… Obrigada mesmo!

7 08 2009
alexandra

isto è muto mal fica feia

29 08 2009
Teofilo

Ele sofre da pele por causa desta situação foi obrigado a fazer plastica

2 07 2010
Ana Carvalho

e mais uma prova de que o Michael Jackson tinha mesmo vitiligo :
o seu filho mais velho, Prince (13 anos) está a revelar sintomas da doença (que passa de pais para filhos)
procurem videos no youtube ou fotografias dele e dos irmãos no Hawai, se olharem bem ele já tem manchas bem evidentes no corpo.

2 07 2010
Ana Carvalho

* e já me ia esquecendo: na autópsia do MJ encontraram manchas na sua pele, características da doença !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: